Santo Domingo de la Calzada

A cidade foi fundada no século XI (aproximadamente no ano de 1019) pelo santo homônimo, Santo Domingo de la Calzada. Santo Domingo foi responsável por construir uma ponte sobre o rio Oja e uma estrada para facilitar a passagem de peregrinos.

Ao redor da ponte e da estrada, surgiu uma pequena cidade que cresceu rapidamente em importância como um centro de peregrinação e comércio. A cidade foi fortificada no século XIII e tornou-se um importante centro de comércio de lã.

História

Durante a Idade Média, a cidade tornou-se um importante centro religioso, com a construção de muitas igrejas e mosteiros, incluindo a Catedral de Santo Domingo de la Calzada, que foi construída em estilo gótico no século XII.

A cidade também desempenhou um papel importante nas guerras entre Castela e Navarra nos séculos XIV e XV, e sofreu danos significativos durante estes conflitos.

No século XVIII, a cidade foi afetada por um surto de cólera, que causou muitas mortes e atrasou o seu desenvolvimento econômico e social.

Atualmente, Santo Domingo de la Calzada é um importante centro de peregrinação, turismo e comércio na região de La Rioja.

Lenda do galo que canta

No final do século XIII, uma família de peregrinos de Xanten (Alemanha) chegou a Santo Domingo de la Calzada. A filha do estalajadeiro se apaixonou pelo filho do casal, Hugonell, de 18 anos, mas ele rejeitou suas investidas amorosas.

Para se vingar, a moça escondeu um cálice de prata na mochila do jovem peregrino e o acusou de roubo. Hugonell foi preso e condenado à forca.

Quando os pais foram recolher o corpo do filho, o encontraram vivo. Imediatamente foram à casa do Corregedor e contaram-lhe o sucedido.

O corregedor, duvidando da história dos pais, comentou: “- O seu filho estava tão vivo como o galo e a galinha que se preparava para comer assados no forno.” Nesse instante, o galo e a galinha saltaram do prato e puseram-se a cantar.

Em memória à lenda, mantém-se na Catedral um galo e uma galinha vivos e de penas brancas. Por cima do “Gallinero”, que se construiu em 1445, conserva-se um pedaço de madeira da forca do Peregrino.

Acredita-se que ouvir o galo cantar na catedral é sinal de “sorte” e de que a Peregrinação será bem sucedida.

Pontos de interesse

Catedral de Santo Domingo de la Calzada

Uma catedral gótica impressionante construída no século XII. É famosa por sua torre sineira, esculturas renascentistas e pinturas.

Além disso, a Catedral abriga um tesouro religioso de valor inestimável, incluindo relicários, cálices e outros objetos de arte religiosa.

Ponte sobre o rio Oja

Uma ponte de pedra antiga construída no século XI pelo santo homônimo, Santo Domingo de la Calzada. A ponte é um marco histórico e é um dos locais mais fotografados da cidade.

Mosteiro de San Francisco

Um antigo mosteiro franciscano do século XIII que agora abriga um museu que conta a história da cidade e da região.

Plaza de España

A praça principal da cidade, cercada por edifícios históricos e com uma fonte no centro. É um local popular para passear e relaxar.

Torre do Relógio

Uma torre antiga do século XIV, que abriga um relógio de sol e oferece uma vista panorâmica da cidade.

Museu da Cultura do Vinho

Um museu dedicado à história e cultura da vinicultura na região de La Rioja.

Festa de San Juan

Uma festa tradicional realizada em junho, com fogos de artifício, música e dança.

Festa de la Vendimia

Uma celebração da colheita das uvas na região de La Rioja, com desfiles, música e degustações de vinhos.

Gastronomia

Santo Domingo de la Calzada é conhecida por sua culinária única, que inclui pratos como o “bacalhau à la riojana” e o “chuleton de buey”, um bife de carne bovina grelhado.