Saint-Jean-Pied-de-Port

Saint-Jean-Pied-de-Port (SJPP) é uma pequena cidade medieval aos pés dos Pirineus, próxima à fronteira entre a França e a Espanha.

Aqui se encontram as 3 grandes vias jacobeas francesas, que partem de Paris, Vezelay e Le Puy.

Rua dos Peregrinos em SJPP

A partir daqui, o peregrino encara seu primeiro dilema: atravessar ou não os Pirineus?

Para chegar a Roncesvalles pode-se optar pela travessia do Pirineus (Rota Imperial ou Rota Napoleônica) ou evitar a montanha, seguindo pela estada N-111 (Rota de Valcarlos), sendo esta a indicada em caso de mal tempo ou neve.

História

Fundação

Acredita-se tenha sido fundada no século XIII pelo rei Sancho VII de Navarra.

Durante a Idade Média, SJPP era uma cidade fortificada que servia como ponto de controle para o comércio entre a França e a Espanha.

A cidade foi um importante centro militar durante as Guerras de Religião no século XVI, e sofreu muitos danos durante as batalhas.

Gueras Napoleônicas

Em 1813, as tropas de Napoleão partiram daqui rumo aos Pirineus para reforçar as guarnições de Pamplona e San Sebastian.

Sob o comando do General Soult (um dos únicos seis oficiais na história francesa a receber a distinção de Marechal Geral da França), a empreitada falhou e os franceses foram obrigados a recuar.

Em 16 de fevereiro de 1814, as tropas do general espanhol Mina alcancaram a praça de SJPP.

Durante a Segunda Guerra Mundial, SJPP foi ocupada pelas tropas alemãs, e muitos edifícios históricos foram destruídos.

Em 1998, a Porte St-Jacques  (porta da cidade) foi adicionada ao Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Dicas

  • Antes de começar sua jornada, o Peregrino deve carimbar sua Credencial do Peregrino na Accueil des Pèlerins (Oficina dos Peregrinos).
  • Verificar as condições climáticas para a travessia dos Pirineus pela Rota de Napoleão). Em caso de clima desfavorável, a opção é seguir pela Rota de Valcarlos.
  • Muitos peregrinos optam por despachar suas mochilas para Roncesvalles para não sacrificar demais logo no primeiro dia;
  • O trecho ente SJPP e Roncesvalles é um dos trechos de maior desafio físico do Caminho;

Pontos de interesse

Igreja Notre-Dame du Bout du Pont

Igreja do século XIII em estilo gótico, dedicada a Nossa Senhora do Fim da Ponte, em referência à sua localização na extremidade da ponte medieval que atravessa o rio Nive.

Nesta igreja acontece a missa que marca o início do Caminho Francês, onde os peregrinos pedem forças para a jornada.

Ao longo dos anos, a igreja passou por várias restaurações e adições. A nave central foi reconstruída no século XVIII e as capelas laterais foram adicionadas no século XIX. No entanto, a igreja ainda mantém sua arquitetura gótica original e é um exemplo notável da arquitetura religiosa medieval.

Porte Saint-Jacques

O Portal de Saint-Jacques é um arco simbólico que marca o início do Caminho de Santiago pelo Caminho Francês.

A tradição diz que os peregrinos atravessam o Portal de Saint-Jacques como um ponto de partida para uma jornada transformadora.

Ciudadela (La Citadelle)

A Ciudadela é uma estrutura impressionante com uma grande muralha de pedra que rodeia uma praça central.

A fortaleza foi construída em 1628, durante o reinado de Luís XIII da França e fazia parte de uma série de fortificações construídas ao longo da fronteira francesa para proteger o país dos ataques dos espanhóis.

Durante as Guerras de Religião no século XVI, a Ciudadela foi um importante centro militar e sofreu muitos danos durante as batalhas.

Cárcel de los Bispos

Antiga residência dos bispos de Bayonne foi transformado em cárcere no final do século XVIII. Fica perto da Oficina de Peregrinos.

Casa de Mansart

Sede da prefeitura de SJPP foi construída no século XVIII.