Roncesvalles (em basco, Orreaga) é uma pequena aldeia fundada no século XI, e sua história está profundamente ligada ao Caminho de Santiago e à Batalha de Roncesvalles.
A aldeia está situada na passagem dos Pirineus e é um local de repouso para os peregrinos que atravessam a montanha entre a França e a Espanha.
História
A batalha de Roncesvalles
A Batalha de Roncesvalles foi travada em 15 de agosto de 778, durante a campanha de Carlos Magno na Península Ibérica.
A batalha ocorreu quando o exército franco de Carlos Magno, em retirada após ter conquistado a cidade de Pamplona, foi atacado na passagem de Roncesvalles por uma coalizão de bascos e outros povos locais.
A retaguarda do exército franco foi dizimada e entre os mortos estava o lendário Roland, um dos doze paladinos de Carlos Magno, que se tornaria uma figura icônica na literatura medieval, principalmente no poema épico “A Canção de Roland” (La Chanson de Roland).
Em 1.606 o local serviu 25.000 peregrinos, conforme registos do hospitaleiro da época, Martin Burges.
Dicas
- Assistir à Missa dos Peregrinos, ministrada diariamente às 20 horas na Real Colegiada de Roncesvalles. A missa é conduzida em latim com cantos gregorianos, exatamente como era realizada no século XII;
- Saindo de Roncesvalles, tirar foto na famosa placa que indica “Santiago de Compostela – 790 km”;
Pontos de interesse
Real Colegiada de Roncesvalles
Construída no século XIII pelo Rei Sancho VII para servir como igreja da instituição hospitalar de Roncesvalles, cujo objetivo era assistir os peregrinos compostelanos depois de atravessar os Pirineus.
Destacam-se o claustro, a capela de San Agustín, a capela de Santiago e a cripta. Suas paredes e abóbadas são cobertas por pinturas murais do século XIII.
Museu-Tesouro da Real Colegiada de Roncesvalles
Destaque para o xadrez de Carlos Magno, uma arqueta de prata renascentista e a escultura de Nossa Senhora com o Menino Jesus de madeira coberta de prata.
Conjunto Monumental do Alto de Ibañeta
Inclui a igreja de San Salvador de Ibañeta e o monumento a Roldán. A primeira foi erigida no século XI, embora tenha sido reconstruída no século XX.
O monumento a Roldán é uma laje cinza do tipo estela, como as que outrora eram colocadas nos montes quando jaziam os pastores.